"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." – Teilhard de Chardin
O sacerdote de Umbanda, também chamado de Zelador ou Pai de Santo, como a maioria das pessoas conhecem, é um médium dedicado, que após fazer suas obrigações e preparos, lidera toda uma corrente de médiuns e uma falange de desencarnados que militarão em seu espaço.
É também o responsável por fazer os assentamentos, rituais e consagrações próprios da religião, seguindo os ensinamentos dos ancestrais e a ideologia de sua própria casa, orientado por suas entidades.
Ser pai ou mãe de Santo, não traz status, e sim a responsabilidade do sacerdócio, tornando este médium um exemplo vivo das palavras ensinadas pela ancestralidade da religião de matriz africana.
Sacerdócio é missão! É um chamado!
PAI BRUNO BRESCANCINI
BABALORIXÁ
Filho de Obaluaê, Iniciou na Umbanda com 13 anos começou sua trajetória dentro da casa de Cosme e Damião, em 1995 foi preparado Ogã Alagbê, em 1997 foi coroado e preparado a médium passista, em meados de 2000, fez suas obrigações para o preparo de babalorixá. Em 2016 fez suas obrigações ao Orixá Obaluaê, hoje além de assumir o cargo de babalorixá da casa é o atual presidente da instituição.
MÃE MARLENE
YALORIXÁ E YABASSÊ
Filha de Xangô Ayrá, começou seu trabalho umbandista em 1985 sendo preparada Yalorixá em 1996, Fez sua obrigação ao orixá Xangô em 2006 e seu preparo de Yabassê em 2012, dirigiu a casa ao lado do saudoso Pai Nenê e hoje auxilia seu filho na condução deste legado.
MÃE ADRIANA
YALORIXÁ e YABASSÊ
Filha de Iansã, iniciou na Umbanda em 1992 como cambona do Pai Nenê, em 1998 foi preparada médium passista iniciando os atendimentos com suas entidades. Em 2000 fez seu preparo de Yalorixá, em 2007 as obrigações a orixá Yansã, preparada Yabassê em 2012 hoje atua auxiliando na condução da casa.