"A Umbanda é a manifestação do Espírito para a Caridade." - Caboclo 7 Encruzilhadas
A Umbanda é uma religião brasileira que acredita em um Deus único e superior, na força dos Orixás e no trabalho dos guias (espíritos desencarnados), aceitando todos os espíritos sem distinção de raça, cor e sexo, para que realizem a caridade em prol da evolução espiritual de cada um e da humanidade, auxiliando o homem em sua caminhada para a elevação espiritual e intelectual.
É constituída por fundamentos, teologia própria, hierarquia, sacerdotes e sacramentos. Suas sessões são gratuitas, voltada à prática da caridade.
Mesmo sendo uma religião de matriz africana, a Umbanda sincretiza vários elementos de outras religiões, como:
• Elemento africano: O Culto aos Orixás, trazidos nos navios negreiros, por escravos vindos de várias partes da África, a complexidade cultural, espiritual, medicinal e ecológica. Culto a hierarquia e aos antepassados.
• Elemento católico: O uso de imagens, orações e símbolos.
• Elemento indígena: Uso da sabedoria indígena ancestral em seus aspectos culturais, espirituais, medicinais e ecológicos.
• Elemento espírita (Kardecista): Orações, passes, doutrina, a crença na reencarnação, etc.
• Elementos orientais: O Uso de incensos, defumações, meditações, etc.
Os adeptos da Umbanda veem em suas entidades, mentores que auxiliam o melhor caminho a seguir, orientando com base nos valores morais, do amor ao próximo e respeito ao livre arbítrio.
Engana-se aquele que pensa que na Umbanda, as entidades adivinham o futuro ou fazem milagres. Muitos procuram os terreiros, acreditando que conseguirão bens materiais ou ainda, que sua vida não está como gostaria, devido a mal feitos que atrapalhem sua evolução e felicidade. Os espíritos que trabalham para o movimento umbandista têm como principal objetivo mostrar na práti-ca os ensinamentos de Cristo, e provar para quem os procura a real importância de estar encarnado, orientando-nos a melhor maneira de conseguirmos essa felicidade e na aquisição do sucesso, ressal-tando que para essas conquistas precisamos de trabalho e determinação.
O Hino da Umbanda
O hino da Umbanda, entoado por todos os adeptos da Umbanda, nas aberturas das giras, foi composto por José Manuel Alves, em 1960.
Existe uma história muito interessante em torno da composição do hino.
Contam que José Manuel era cego, e foi à procura do Caboclo das Sete Encruzilhadas em busca de solução para sua doença. Embora não tenho sido curado, pois segundo o caboclo, seu problema era de origem cármica, ele se apaixonou pela religião e escreveu a letra da música, revelando que ele conseguia ver a Umbanda não pelos olhos da carne e sim pela plenitude que ela representava.
Em 1961, no Congresso de Umbanda, Zélio Ferdinando de Moraes, apresentou o Hino, que foi aprovado como Hino Oficial da Umbanda.
"Refletiu a luz divina
com todo seu esplendor
É do reino de Oxalá
Onde há paz e amor
Luz que refletiu na terra
Luz que refletiu no mar
Luz que veio de Aruanda
Para todos iluminar
A Umbanda é paz e amor
É um mundo cheio de luz
É a força que nos dá vida
e a grandeza nos conduz.
Avante filhos de fé,
Como a nossa lei não há,
Levando ao mundo inteiro
A Bandeira de Oxalá!
Levando ao mundo inteiro
A Bandeira de Oxalá!"