E essa história começou através de Bruno Brescancini, jundiaiense nascido em 20 de maio de 1917, fundador de nossa casa, que é uma das primeiras que continua em atividade até hoje.
A fundação da Tenda Espirita de Umbanda São Cosme e São Damião se deu pela necessidade espiritual do nosso fundador, Pai Bruno Brescancini, filho de Xangô, teve o início das suas manifestações mediúnicas em maio de 1953, onde na ocasião encontrou auxílio na Tenda de Umbanda Pai Tomé de Moçambique, situada na cidade de Campinas, iniciando seu desenvolvendo mediúnico e suas feituras pelos guias espirituais Pai Benedito, Caboclo Parati e Caboclo Cobra Coral, incorporados na médium Isabel Bianchini.
Em 1957 foi realizada a feitura para chefe de terreiro por Pai Josué, Cabocla Jacutá e Caboclo Pajé, entidades da médium Josefa Potes.
Trabalhou em vários terreiros na cidade, entre eles a Tenda Pai Benedito e a Tenda Pai Belarmino, mas foi por volta de 1959, sob orientação do seu guia protetor Pai Mané, que Pai Bruno fundou a Tenda Espírita de Umbanda São Cosme e São Damião, reconhecida como utilidade pública pelo município e pelo estado considerada hoje umas das casas mais tradicionais da cidade.
Médium responsável, Pai Bruno sempre foi interessado em difundir a doutrina umbandista, foi um dos precursores da Umbanda em nossa cidade. Foi também um dos fundadores da extinta UMUJ – União Municipal Umbandista de Jundiaí. por suas mãos passaram inúmeros médiuns, os quais desenvolveram suas mediunidades e receberam os preparos e iniciações.
Com seu falecimento em 21 de janeiro 1985, quem assumiu todo esse trabalho em prol do movimento Umbandista e tomando a frente da Tenda Espírita de Umbanda São Cosme e São Damião foi seu filho, o Babalorixá Eldiamor Brescancini, conhecido carinhosamente por Pai Nenê.
Pai Nenê, filho de Ogum, acompanhou Pai Bruno desde os 7 anos de idade, em sua luta pela Umbanda e trouxe para a Tenda Espírita de Umbanda São Cosme e São Damião, uma nova era. Respeitando sempre os passos e orientações deixadas pelo pai e acompanhado de perto pela esposa, a Ialorixá Marlene Chiesa Brescancini, e seus filhos Adriana Brescancini e Bruno Fábio Brescancini, deu continuidade ao legado com perspicácia e amor.
Arrebanhando mais médiuns e consulentes, desenvolvendo novas linhas para nossa casa, Pai Nenê, ficou consagrado através da prática da caridade e se tornou um dos nomes mais conhecidos e respeitados pelos umbandistas da nossa região.
Com a passagem do nosso querido Pai Nenê em julho de 2020, Pai Bruno Fábio Brescancini, seu filho assumiu o cargo de Babalorixá da casa.
Pai Bruno Brescancini iniciou na Umbanda ainda menino e com seus 13 anos começou sua trajetória dentro da casa de Cosme e Damião, em 1995 foi preparado Oga Alagbê, em 1997 foi coroado e preparado a médium passista, em meados de 2000, fez suas obrigações para o preparo de babalorixá.
Filho de Obaluaê e Oxum, Pai Bruno está chegando aos seus 21 anos de sacerdócio dentro da casa, o que lhe capacita para dar continuidade a essa história de amor e tradição à Umbanda.
Sempre respeitando a ancestralidade, e todo legado deixado pelo seu avô e seu pai, Pai Bruno é a terceira geração de sacerdotes que através de suas entidades trouxe a casa rituais de Culto a Orixá, fortalecendo ainda mais o axé da casa.
Hoje, nossa família Cosme e Damião leva avante o sonho deixado pelo Pai Bruno Brescancini, o qual realiza em nossa cidade, um trabalho dedicado aos irmãos necessitados de ajuda espiritual, além da divulgação de nossa religião.
A Tenda Espírita de Umbanda São Cosme e São Damião está localizada na Rua José Gaspari Sobrinho, nº 430, no bairro do Vianelo, em Jundiaí (SP). As giras ocorrem às terças e quintas-feiras as 20h. Para atendimento os consulentes devem retirar suas fichas a partir das 19 horas.